Carta 20 | O Brasil e a nova classe média dos anos 2000

Neste último número da Carta Social e do Trabalho de 2012, publicamos o artigo “O Brasil e a nova classe média dos anos 2000”, dos professores Waldir Quadros, Denis Maracci Gimenez e Daví Nardy Antunes.

Feito a partir de informações produzidas ao longo de anos de pesquisa sobre a estrutura social brasileira no Instituto de Economia da UNICAMP, o objetivo do trabalho é analisar as mudanças recentes desta estrutura e a emergência de uma nova classe média no Brasil dos anos 2000, denominada correntemente como “classe C”. Nesses termos, trata da seguinte questão: somos um país de classe média?

Reconhecendo as melhorias sociais ocorridas no Brasil ao longo dos anos 2000 e oferecendo ao leitor parâmetros históricos estruturais relativos à definição da classe média como uma grande novidade social nos países desenvolvidos ao longo do século XX, com clareza, os autores afirmam que não estamos diante de um país de classe média. Como dizem, “o crescimento dos estratos do meio da distribuição de renda não nos define como uma sociedade de classe média”. Dessa forma, afirmam que “não se pode deduzir da estrutura de consumo ou de rendimentos a estrutura de classes de uma sociedade capitalista moderna. Nem definir o Brasil como um ‘país de classe média’ a partir desses critérios, sem considerar as condições mais gerais do desenvolvimento capitalista, da estruturação da sociedade, dos padrões e estilos de vida historicamente constituídos”.

Trata-se de uma análise crítica sobre a ideia de que somos um país de classe média, tese amplamente difundida pelos meios de comunicação e pelos meios governamentais. O trabalho simultaneamente reconhece os avanços sociais recentes e indica seus limites no que se refere à transformações estruturais mais profundas no país.

Esta edição foi organizada por Denis Maracci Gimenez e Anselmo Luis dos Santos.

Clique aqui para baixar o PDF da Edição. 

Leia Também

Revista da ABET – Chamada para artigos 2019

Chamada para artigos - revista ABET 2019

Leave a Reply