Carta 25 | Economia brasileira nos últimos 20 anos: em busca de um novo regime de acumulação

Nesta primeira edição de 2014 da Carta Social e do Trabalho, publicamos o artigo “O Brasil nos últimos 20: em busca de um novo regime de acumulação”, dos professores Marcelo Manzano, Carlos Salas e Anselmo Luis dos Santos, todos pesquisadores do CESIT/IE/UNICAMP. Trata-se de um esforço de síntese acerca do desenvolvimento econômico brasileiro nas últimas duas décadas, com especial atenção para a questão social e para as políticas públicas.

Como afirmam os autores, em torno das questões que envolvem o processo de desenvolvimento brasileiro dos últimos vinte anos “há uma razoável convicção a respeito da necessidade de coordenação do Estado no centro do processo de desenvolvimento econômico, que deve ter como primeira bandeira a redução da enorme desigualdade que ainda macula o país”. Com efeito, destacam os enormes constrangimentos para a definição de um modelo de acumulação que permita uma integração nacional competitiva no processo de globalização, ao mesmo tempo favorável ao enfrentamento da questão social. Afirmam que “fica cada vez mais clara a dificuldade de se manter a vitalidade do setor industrial brasileiro que, em especial nos últimos cinco anos, tem sofrido forte concorrência dos importados e perdido participação relativa no produto e absoluta no emprego”.

De toda forma, Manzano, Salas e Santos procuram evidenciar os avanços do país nos últimos dez anos, de sua economia, do dinamismo do mercado de trabalho, do crescimento da renda, da ampliação das políticas sociais, da redução das desigualdades. Assim oferecem uma excelente reflexão ao leitor sobre os avanços recentes e seus limites, assim como sobre os desafios futuros que terão de ser enfrentados pela sociedade brasileira.

Esta edição foi organizada por Denis Maracci Gimenez e Anselmo Luis dos Santos.

Clique aqui para baixar a versão PDF da edição. 

Leia Também

“Nunca houve desmonte tão grande dos direitos trabalhistas”

Entrevista de José Dari Krein ao jornal Folha de São Paulo

Leave a Reply