Carta 29 | Mulheres na expansão do mercado de trabalho brasileiro após 2003

Denis Maracci Gimenez e Anselmo Luis dos Santos

Editores

A maior presença das mulheres no mercado de trabalho é um dos fenômenos sociais mais importantes da vida contemporânea. Fenômeno associado às radicais transformações econômicas, políticas e culturais ocorridas no século XX, particularmente nas décadas de 1960 e 1970 nos países desenvolvidos, tomou forma característica no Brasil ao longo do processo de industrialização (1930-1980) e ganhou grande expressão nas últimas três décadas.

Com o objetivo de lançar luzes sobre as questões que envolvem a inserção das mulheres no mercado de trabalho brasileiro no período de expansão econômica e do emprego a partir de 2003, publicamos neste número da Carta Social e do Trabalho “O avanço das mulheres na expansão do mercado de trabalho após 2003” da professora Eugenia Troncoso Leone.

Experiente pesquisadora do tema, a professora Eugenia caracteriza de forma muito clara o avanço das mulheres no mercado de trabalho brasileiro na recente fase de expansão econômica.

Partindo de uma análise das mudanças demográficas e sociais mais gerais, determinantes para a crescente participação das mulheres no mercado de trabalho, vai estabelecendo cuidadosamente o padrão de inserção das mulheres em meio ao dinamismo do mercado de trabalho nacional, tanto do ponto de vista da ocupação como também dos rendimentos.

Leone aponta que “o crescimento com inclusão social permitiu as mulheres dar continuidade ao processo de consolidação de sua participação na atividade econômica, melhorando o perfil qualitativo dessa absorção, ao reduzir a taxa de desemprego e o peso do trabalho não remunerado e do serviço doméstico remunerado na ocupação feminina”. Não obstante, afirma que “os avanços foram significativos, mas continuam expressivas as desvantagens femininas”.

Importante contribuição para os estudiosos do tema, agora disponível nesta edição da Carta Social e do Trabalho.

Clique aqui e baixe a publicação completa

Leia Também

Desenvolvimento e reforma trabalhista no Brasil

Seminário Desenvolvimento e reforma trabalhista no Brasil