CESIT – 30 anos (1989-2019)

O CESIT – Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho – foi criado em 1989, no Instituto de Economia da UNICAMP, com o propósito de desenvolver atividades de pesquisa, docência e extensão relacionadas com a economia e o mundo do trabalho, assim como promover e intensificar os vínculos da universidade com o meio sindical, as entidades de apoio à pesquisa e os organismos e profissionais que atuam no campo das relações de trabalho.

Com permanente apoio da Universidade e do Instituto de Economia, desde sua criação, o CESIT tem dado prioridade a questões relacionadas com mercado do trabalho, relações de trabalho, inovação tecnológica e políticas sociais. Visando maior abrangência em suas atividades de pesquisa, docência e extensão, o CESIT, definiu três características próprias. Primeiramente, reuniu um corpo interdisciplinar de pesquisadores nas áreas de economia, história, sociologia, educação, direito e tecnologia. Em segundo lugar, desenvolveu um trabalho de caráter participativo, aliando o valor da experiência dos vários agentes envolvidos na prática das relações de trabalho ao rigor da pesquisa acadêmica. Finalmente, procurou assegurar maior definição das demandas sindicais por meio da participação do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos em suas atividades, contribuindo na discussão das questões centrais relacionadas ao desenvolvimento econômico e social brasileiro, a partir da produção de pesquisas que autorizassem uma intervenção acadêmica criteriosa e esclarecedora no debate nacional.

Assim, os objetivos centrais do CESIT, desde o início de suas atividades, têm sido acompanhar a evolução dos temas e tendências relacionados ao mundo do trabalho; promover a realização de cursos, congressos e seminários; manter contato com instituições nacionais e estrangeiras para a troca de experiências e o desenvolvimento de atividades de pesquisa em variados âmbitos de atuação; divulgar por meio de publicações impressas e eletrônicas seus estudos e atividades.

As relações do CESIT com o movimento sindical, com entidades de apoio a pesquisa, com organismos internacionais, com órgãos do setor publico brasileiro – Ministérios, Empresas Estatais, Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, entre outros – por meio de atividades de pesquisa, ensino e extensão marcaram profundamente a trajetória deste centro que ora completa 30 anos de existência.

Prof. Dr. Denis Maracci Gimenez
Diretor do Cesit – Instituto de Economia da Unicamp

Leia Também

LATWORK: Developing Research and Innovation Capacities of Latin-American HEI for the analysis of Informal Labour Market

Apresentação do projeto LATWORK