Curso de Extensão em Economia do Trabalho e Sindicalismo – 2016

Faça sua inscrição aqui

Inscrições: 15 de julho a 9 de agosto de 2016

Matrícula: 10 e 11 de agosto

Início do Curso: 12 de agosto de 2016

1. Objetivos

O objetivo central do Curso de Extensão em Economia do Trabalho e Sindicalismo, ministrado pelos professores do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT) do Instituto de Economia da Unicamp, é contribuir para aprofundar a reflexão sobre as transformações ocorridas no capitalismo contemporâneo, especialmente sobre os problemas associados ao mundo do trabalho no Brasil e nos países avançados, procurando entender os limites e as possibilidades que esse novo cenário coloca para o desenvolvimento do país. Além de disciplinas básicas sobre economia, o curso também aborda questões do desenvolvimento econômico, dos padrões de industrialização, do sindicalismo e diversos outros aspectos relacionados ao mundo do trabalho.

2. Estrutura do Curso

2.1 Público alvo:

Gestores de Políticas Públicas, Dirigentes e Assessores Sindicais, Advogados, Magistrados e Servidores da Justiça do Trabalho, Jornalistas, Profissionais das Áreas de Formação e Qualificação Profissional, de Inspeção das Condições de Trabalho, de elaboração de políticas públicas.

2.2 Vagas: 42

O número máximo de alunos, por turma, é 42. O número mínimo de matrículas para o curso ser oferecido é 15.

2.3 Pré-requisito

Segundo grau completo

2.4 Inscrições e Matrículas

Os candidatos devem fazer a inscrição no período de 15 de julho a 9 de agosto de 2016 através do site: http://www.extecamp.unicamp.br. Para informações sobre inscrições, ligue para a Secretaria de Extensão do Instituto de Economia, telefones (19) 3788-5815 e (19) 3788-5728, ou para o CESIT (19) 35215799; (19) 35215720.

2.5 Disciplinas

O curso é composto por 4 disciplinas, a saber:
Introdução à Economia
Desenvolvimento Econômico
Introdução à Teoria Econômica
Industrialização e Sindicalismo nos Países Avançados

2.6 Material didático:

A organização e a indicação do material bibliográfico serão realizadas pela coordenação do curso e pelos professores de cada disciplina. Vários textos serão fornecidos em meio digital. Cópias de textos ficarão sob responsabilidade dos alunos.

2.7 Corpo docente:

Amilton Moretto (Prof. Doutor)
Anselmo Luis dos Santos (Prof. Doutor e Coordenador do Curso)
Carlos Alonso Barbosa de Oliveira (Prof. Livre-docente)
Denis Maracci Gimenez (Prof. Doutor)
Eugenia Troncoso Leone (Profa Doutora)
Eduardo Fagnani (Prof. Doutor)
José Dari Krein (Prof. Doutor)
Marcelo Weishaupt Proni (Prof. Doutor)
Marcio Pochmann (Prof. Livre-docente)
Paulo Eduardo de Andrade Baltar (Prof. Doutor)
Waldir Quadros (Prof. Livre-docente)

O corpo docente do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT) poderá ser complementado por outros professores colaboradores do Instituto de Economia da UNICAMP e por professores, de reconhecida competência, de outras Universidades.

2.8 Carga horária e período das aulas:

Serão ministradas duas disciplinas semanalmente; nas sextas-feiras: 8:30 a 12:30, e 14h a 18h. A carga horária de cada disciplina será, igualmente para todas as disciplinas, de 36 horas – distribuídas em 9 aulas semanais de 4 horas diárias. A carga total de horas-aula ministradas é de 144 horas. O curso será desenvolvido no período: 12 de agosto a 9 de dezembro de 2016. Serão ministradas duas disciplinas de cada vez, a cada dois meses.

Veja documento com cronograma do curso aqui 

Leia Também

Contribuição crítica à reforma trabalhista

Lançamento do livro Contribuição crítica à reforma trabalhista