Objetivos e Metas

Desenvolver a produção científica e divulgar os dados e informações no âmbito da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, no sentido de ampliar e disseminar os estudos e pesquisas na área, promovendo dessa forma discussões e reflexões sobre o tema.

Vincular o Núcleo a um Centro de pesquisas de caráter ampliado (CESIT), de maneira a desenvolver estudos relativos à inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho tendo como contexto as características gerais deste mercado e da economia brasileira.

Divulgar pesquisas científicas – artigos, dissertações, teses – que versem sobre essa temática, além de apresentar dados e informações relativas a esse processo (RAIS, CAGED, Resultados da Fiscalização do Ministério do Trabalho, Estudos regionais, dentre outros).

Fornecer subsídios, por meio da produção científica e estudos, para políticas públicas inclusivas no âmbito do trabalho das pessoas com deficiência.

Emitir manifestações de apoio quanto às propostas legislativas, iniciativas do poder público e boas práticas de inclusão no trabalho. No sentido contrário, denunciar publicamente ações que venham a causar retrocessos a esse grupo populacional.

Estabelecer parcerias com outros centros de pesquisa em áreas como educação e tecnologia assistiva e social, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade relacionada à atividade e participação política e social de pessoas com deficiência para o acesso ao trabalho e inclusão social.

Articular ações com o movimento sindical e outros movimentos sociais pautados pelos direitos humanos.

Promover debates, seminários, encontros e grupos de estudo sobre essa temática, buscando vínculos com outras instituições públicas e privadas, tais como: administração pública federal, estadual e municipal, universidades, conselhos, organizações não governamentais, setor produtivo, agencias multilaterais, entre outros.