Dossiê economia feminista

Novos ares sopram na revista temáticas! A edição de número 52 da revista de pós-graduandos em ciências sociais do IFCH – UNICAMP traz consigo não apenas um novo dossiê, brindando a tradição do periódico; como também, a marca de uma nova gestão editorial, voluntária e coletiva, que angaria esforços desde o primeiro semestre de 2017.

Naquela ocasião, o atual grupo de editores se reuniu para dar início ao processo de reestruturação da revista, que compreendia a renovação do Conselho Editorial; a adequação dos critérios de publicação da revista para indexação em portais de divulgação científica (tarefa que está sendo realizada com êxito); o aprimoramento do processo de recebimento e seleção de artigos; a adoção da Plataforma OJS; e a seleção pública de novos dossiês – entre eles, o dossiê “Economia Feminista”, apresentado nesta edição. Tudo isto para tornar a temáticas uma revista mais forte no cenário da divulgação científica especializada em ciências sociais sem, no entanto, perder seu caráter de periódico criado para veiculação da produção discente de pós-graduação do país (mas não só).

Nesse mesmo período de tempo, conseguimos reestabelecer a periodicidade da revista, fazendo com que, em 2018, fossem publicados os dossiês referentes aos anos de 20162 e 20173 , e os dois números do ano. Conseguimos também reunir – por duas vezes, e em volumes cada vez maiores – propostas de pesquisadores interessados em publicar seus dossiês nesta revista. Assim, o primeiro processo de seleção pública de dossiês rendeu os dois volumes do ano de 2018 e o primeiro do ano de 2019. Já a segunda seleção nos trouxe os dossiês que serão publicados no segundo semestre de 20194 e nos dois de 20205. Mudanças tímidas, mas que refletem o novo comprometimento do trabalho coletivo discente realizado não apenas pelos membros do comitê editorial da temáticas, como por todas e todos aqueles que, de alguma forma, acreditam na revista – autores, organizadores de dossiê, pareceristas, trabalhadores técnicos e administrativos (a quem devemos agradecimentos públicos).

Esperamos que os/as leitores possam aproveitar essa nova fase.

Que os novos ares continuem e que possam nos brindar ainda mais com melhorias e novidades.

Os/as editores/as.

Baixe o PDF da revista

Leia Também

LATWORK: Developing Research and Innovation Capacities of Latin-American HEI for the analysis of Informal Labour Market

Apresentação do projeto LATWORK