A terceirização e o trabalho precário na indústria

O artigo faz parte de um projeto mais amplo da INDUSTRIALL que envolve diferentes países “ Projeto de combate ao Trabalho precário”, iniciado em 2015, cujo objetivo é identificar a presença de trabalho precário e desenvolver estratégias sindicais de enfrentamento a essa forma de contratação. No Brasil analisou-se a terceirização como umas das expressões do trabalho precário. A pesquisa procurou medir os impactos da terceirização sobre mulheres e homens em todas as suas dimensões muitas vezes negligenciadas pelos estudos sobre terceirização, envolvendo as seguintes dimensões: nas relações de trabalho, na vida pessoal, na família e na comunidade.

Foram entrevistados 17 trabalhadores e trabalhadoras de diversos segmentos da indústria. As entrevistas e a redação final estiveram sob a responsabilidade de Marilane Oliveira Teixeira e Jose Dari Krein, economistas e pesquisadores do CESIT – Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho.

Baixe o documento aqui

Leia Também

O Brasil está pronto para trabalhar menos: A PEC da redução da jornada e o fim da escala 6×1

A Nota de Economia #13 do Projeto Transforma analisa a proposta de redução da jornada semanal para 36 horas e o fim da escala 6x1 no Brasil. Com base em dados e entrevistas, aponta impactos sobre saúde, desigualdade de gênero e raça, produtividade e organização do trabalho, defendendo nova distribuição do tempo laboral e social.

Translate »