Entenda e acesse o conteúdo do Observatório do Trabalho e Pessoa com Deficiência:
RESULTADO PARCIAL 3
Esta fase da pesquisa “Mapeamento e Análise dos Dados Estatísticos do Emprego das Pessoas com Deficiência no Estado de São Paulo” trata dos dados da RAIS regular, de divulgação aberta, portanto, sem especificar o comportamento dos vínculos a partir da política de cotas.
Ressalta-se ainda que, em virtude do processo de substituição gradual da forma de declaração das informações da RAIS pelo eSocial, a geração das estatísticas da RAIS 2022 contou com duas fontes de captação de dados, o eSocial e o GDRAIS, dessa forma, os dados de 2022 sofreram uma descontinuidade em relação às pesquisas RAIS anteriores, não sendo possível a realização de comparações.
Nesta edição, os resultados estão sistematizados, conforme segue:
- o Informativo nº 04/NTPcD sobre o comportamento dos vínculos formais das pessoas com deficiência com base nos dados de 2022, referentes a última divulgação da RAIS, considerando o estado de São Paulo como um todo, bem como as áreas de atribuições da Procuradoria Regional de Trabalho da 2ª Região e da 15ª Região.
Acesse o Informativo aqui
- a Ferramenta interativa, que tem como objetivo propiciar o acesso público e gratuito ao conhecimento resultante dos dados estruturados da pesquisa, apresenta, nesta edição, um conjunto de informações sobre o comportamento do emprego formal referente à população com deficiência, a partir dos estabelecimentos das empresas no estado de São Paulo, com base nos dados da RAIS de 2022.
Acesse a ferramenta interativa aqui
Esta pesquisa decorre do convênio realizado entre o Ministério Público do Trabalho (15ª Região) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Economia (IE), Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), tendo como executor o Núcleo de Pesquisas sobre Mercado de Trabalho e Pessoa com Deficiência (NTPcD).
[1]De acordo com a Portaria SEPRT Nº 1127/2019, a substituição da RAIS vem sendo implementada gradualmente, começando pelas empresas do Grupo 1 e 2 no ano-base 2019 e durando até o ano-base de 2023 para o Grupo 4, finalizando o processo de alteração de declaração até 2024. Mais detalhes podem ser consultados em https://www.gov.br/trabalho-eemprego/pt-br/assuntos/estatisticas-trabalho/rais.