A pesquisa intitulada “Mapeamento e análise dos dados estatísticos do emprego das pessoas com deficiência no estado de São Paulo” foi desenvolvida com o objetivo de conhecer a realidade laboral dessa população e analisar os resultados da aplicação da política de cotas no emprego do estado de São Paulo.
O Observatório do Trabalho e Pessoa com Deficiência, com base na Plataforma Business Intelligence (BI), exibe os resultados referentes às estatísticas do emprego formal das pessoas com deficiência no estado de São Paulo, em 2023, compreendendo:
- a situação das empresas com cem ou mais empregados em relação ao cumprimento da cota;
- o volume de emprego, no que se refere ao número de vagas previstas, ocupadas e não ocupadas (déficits);
- a movimentação dos vínculos de admissões e desligamentos de empregados com deficiência no mercado de trabalho formal.
- O informativo nº5 /NTPcD apresenta os resultados referentes às estatísticas do emprego formal das pessoas com deficiência no estado de São Paulo, e da Região Metropolitana de Campinas (RMC), em 2023;
Acesse o Informativo nº 5 aqui
- O Informativo nº 6/NTPcD se refere a movimentação dos vínculos de admissões e desligamentos de empregados com deficiência no mercado de trabalho formal com relação às empresas obrigadas a cumprir cota no estado de São Paulo, em 2023.
Acesse o Informativo nº 6 aqui
A Ferramenta digital apresenta os dados sistematizados nos painéis de 1 a 6, por unidade da federação, município, área de abrangência das Procuradorias Regionais de Trabalho (PRTs) da 2ª Região e da 15ª Região. A versão atualizada (nov/2024) incluiu os painéis 7 e 8, referentes à Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Acesse a ferramenta interativa aqui
A presente plataforma digital conta com ferramentas de acessibilidade, como texto alternativo nos gráficos e leitura guiada de páginas, com o objetivo de garantir uma experiência inclusiva, beneficiando usuários com diferentes necessidades.
Essa pesquisa é resultante do convênio celebrado entre a Universidade Estadual de Campinas e a Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, tendo como executor o Núcleo de Pesquisas sobre Mercado de Trabalho e Pessoa com Deficiência (NTPcD).