Panorama da evolução dos vínculos formais de trabalho das pessoas com deficiência no período de 2007 a 2020

Guirlanda M. M. de Castro Benevides e Maria de Lourdes Alencar

O Núcleo de Pesquisas sobre Mercado de Trabalho e Pessoas com Deficiência (NTPcD) foi criado em 2017, vinculado ao Centro de Estudos Sindicais e Estudos do Trabalho do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (CESIT/IE/UNICAMP), com o objetivo de desenvolver a produção científica e a divulgação de dados e informações sobre a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, no sentido de ampliar e disseminar os estudos e pesquisas na área, promovendo dessa forma discussões e reflexões sobre o tema.

Nesse sentido, este Boletim Informativo apresenta um panorama sobre a evolução dos vínculos formais de trabalho das pessoas com deficiência no período de 2007 a 2020, primeiramente, com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e, na sequência, do Cadastro Geral de Empregados e desempregados (CAGED).

Para contemplar essas principais fontes de registros administrativos que captam informações relativas aos vínculos de empregos, este boletim informativo apresenta duas seções. A primeira, sistematizada com base na RAIS, a partir dos estudos, estatísticas e análises produzidos e publicados anteriormente pelo NTPcD até o ano de 2018, ampliados pelos dados publicados recentemente, referentes ao período de 2019. Na segunda seção, estruturada a partir dos microdados disponíveis no Novo CAGED, são apresentados a movimentação de admissões e desligamentos dos trabalhadores no mercado de trabalho formal em 2020.

Baixe o documento completo aqui